espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines

Projeto retorna ao calendário municipal com vagas para 500 crianças e programação educativa


| 10/07/2025 17:17

Dos dias 14 a 19 de julho, a Prefeitura de Paracambi promoverá a Colônia de Férias 2025, um evento gratuito voltado para crianças de 7 a 14 anos que estarão em recesso escolar. A programação acontecerá no Centro de Exposições da cidade (Polo) e tem como principal objetivo oferecer atividades que estimulem o desenvolvimento integral dos participantes.

Nesta edição, a Colônia de Férias atenderá 500 crianças, sendo 400 vagas já preenchidas por alunos da rede municipal de ensino. As 100 vagas restantes serão disponibilizadas para o público em geral no próximo dia 9 de julho, com inscrições presenciais por ordem de chegada a partir das 8h30 na Praça da Fábrica. Para garantir a participação, é necessário apresentar os documentos de identificação da criança e do responsável legal.

Com uma programação diversificada, as atividades incluem gincanas, brinquedos, apresentações culturais e visitas monitoradas. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e pela Guarda Municipal, com apoio de diversas outras secretarias.

A estrutura do evento contará com suporte da Secretaria de Saúde, que disponibilizará uma enfermeira durante toda a realização das atividades, além de kits de primeiros socorros. Crianças com deficiência ou outras necessidades específicas terão o acompanhamento de mediadores, com suporte direto da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Educação.

A ação marca o retorno de um projeto que foi sucesso no passado, durante a gestão do ex-prefeito André Ceciliano, e que agora volta a integrar a agenda de políticas públicas do município. “Participei da organização da Colônia de Férias há muitos anos atrás. Hoje, é um grande orgulho participar da retomada desse projeto que reforça os laços com nossos pequenos paracambienses”, manifestou Aline Pereira, comandante da GM Paracambi. 

Para a secretária municipal de Defesa Civil, Ten. Cel. Ana Paula Luz, o impacto do projeto vai além do lazer. “É uma imersão de conhecimentos que vão enriquecer essas crianças em noções de cidadania. Para a Defesa Civil, é uma oportunidade incrível, pois também permite que a população conheça o nosso trabalho e entenda melhor o nosso papel”, destacou.

A proposta da Prefeitura é consolidar a Colônia de Férias como uma ação permanente no calendário de Paracambi, garantindo às crianças um espaço seguro, educativo e acolhedor durante os períodos de recesso escolar.