A Prefeitura de Paty do Alferes promoverá, no próximo sábado, 27, um evento gratuito em apoio ao Setembro Amarelo, campanha nacional de valorização da vida e prevenção ao suicídio. A ação acontece na Praça George Jacob Abdue, das 9h às 12h.
Idealizado pela Rede de Atenção Psicossocial de Paty, o objetivo do evento é “acolher, orientar e informar a população sobre a importância da saúde mental, além de mostrar que ninguém precisa enfrentar suas dores sozinho”, explica o coordenador Juliano Mello.
Reunindo uma equipe interdisciplinar de profissionais, a iniciativa contará com diferentes espaços temáticos, como Tenda da Saúde Mental, onde haverá psicólogos prontos para orientar, compartilhar informações e oferecer apoio emocional; Tenda da Enfermagem; Tenda da Odontologia; e Tenda do Salão de Beleza, que oferecerá serviços de estética visando a promoção da autoestima.
“O evento é fruto de uma grande união de esforços e parcerias, demonstrando que quando a comunidade se mobiliza a favor da vida, todos ganham. Falar sobre saúde mental e a importância deste cuidado nunca foi tão importante para a sociedade”, completou Juliano Mello.
Setembro Amarelo no CAPS: bem-estar e autoestima
Na última terça, 23, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Paty realizou um dia de conscientização e prevenção ao suicídio, com rodas de conversa, atividades culturais e oficinas de beleza.
De acordo com a coordenadora do centro, Laura Rosa, “iniciativas que promovam o bem-estar, a integração social e a elevação da autoestima são de extrema importância”. “Elas contribuem significativamente para o processo terapêutico, reforçando a dignidade e o valor de cada indivíduo na sua jornada de recuperação”, afirmou.