espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines

Iniciativa busca garantir mais segurança no campo e tranquilidade para as comunidades afastadas do centro urbano em


Paty do Alferes | 23/09/2025 17:19

 

Os proprietários e trabalhadores rurais de Paty do Alferes agora têm mais uma garantia de segurança e proteção no campo: o programa Patrulha Rural – Protetores do Campo, criado em 2022 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), será implementado no município no dia 27 de setembro, com lançamento oficial na Praça George Jacob Abdue, às 10h. A instalação do programa é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Polícia Militar. 

 

A Patrulha Rural foi criada com o objetivo de estreitar laços entre a polícia militar e os moradores das zonas rurais, garantindo ações preventivas, patrulhamento contínuo, mais assistência e segurança para quem vive e trabalha no campo. Em São Francisco de Itabapoana – município onde o programa foi lançado como projeto piloto, em 2022 – e em São João da Barra, houve uma queda de 88% no índice de furtos no campo entre os anos de 2021 (antes da criação da Patrulha) e 2024. 

 

Atualmente, existem módulos da Patrulha Rural em outros municípios das regiões norte e noroeste fluminenses sob a responsabilidade do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA) da Corporação, como Aperibé, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e São Fidélis.

 

Patrulha Rural em Paty é conquista para os produtores rurais

 

A vinda da Patrulha para Paty reflete o compromisso da gestão do prefeito Julinho Juju com os produtores rurais e as comunidades do campo. “É de lá que vem a maior parte das nossas riquezas, mas essas comunidades são as mais carentes em termos de policiamento. A Patrulha Rural veio mudar isso, garantindo maior segurança para essas áreas e para todos que trabalham com produção rural. Agradeço pelo apoio do governador Cláudio Castro e do secretário estadual de Polícia Militar, Coronel PM Marcelo de Menezes, para que trouxéssemos essa nobre iniciativa para a nossa cidade”, declarou o gestor. 

 

O secretário de Ordem Pública de Paty, Roan Teixeira, explica os benefícios para o proprietário que aderir ao programa. “Uma vez cadastrado na Patrulha Rural, o proprietário terá acompanhamento e monitoramento totalmente gratuitos no entorno da sua propriedade, além de um número de telefone direto com a Patrulha disponível 24h para possível solicitação de ocorrência ou desconfiança de estranhos ao redor da área monitorada. Este é um novo marco na segurança pública de Paty”, afirmou. 

 

Como se cadastrar no programa Patrulha Rural 

 

Para ter a sua propriedade monitorada e contar com a assistência de policiais especializados, o proprietário deve se cadastrar pelo número (21) 97356-3411, a partir do dia 27 de setembro. Após o cadastro, a Patrulha Rural realizará o georreferenciamento e inventário do local; uma vez prontos, o proprietário ganhará uma placa com um código de identificação exclusivo, que ficará fixada na entrada da propriedade.